Pular para o conteúdo

DEZ PASSOS PARA UM EVANGELISMO PESSOAL EFICIENTE

setembro 13, 2008

PARTE I – Conhecer a Palavra de Deus

Como pode uma pessoa falar a respeito do que não conhece?

Como contra argumentar uma tese sem base para isso? Para que você possa falar de alguma coisa para alguém é necessário que antes você saiba um mínimo possível a respeito do que irá falar.

Pode um professor dar aula sem conhecer o assunto? II Tm. 2:15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

II Tm. 3:16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra

PARTE II – Confiar na Palavra de Deus

É questão de ética que todo e qualquer homem defenda as questões nas quais acredita.

Não posso anunciar uma coisa na qual eu não acredito. Não posso dizer que Deus fará determinado milagre se não creio que Ele realmente pode fazer.

Só devo anunciar a mensagem de salvação de Cristo se realmente acredito que Ele a tem. Is. 55: 11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

PARTE III – Obedecer a Palavra de Deus

Já vimos que é necessário conhecer e confiar na Palavra de Deus, porém o mais importante é obedecer a Palavra de Deus.

Na epistola de Tiago 1: 22 diz: “E sede [cumpridores] da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

É claro para nós que devemos obedecer aos mandamentos de Deus, cabe a nós assim fazer-mos. Josué 1: 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

PARTE IV – Perseverar em plantar

A perseverança deve ser uma marca em todo crente. Mateus 24:13 diz que aquele que perseverar até o fim será salvo.

Cristo disse na parábola dos dois servos (Mateus 24:46) que bem aventurado é aquele que for encontrado trabalhando quando Ele voltar.

Ec. 11: 4 “Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará. 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas”.

PARTE V – Ter fé

Não podemos fazer nada sem Ter fé.

Hebreus 10:38 diz que o justo viverá da fé, Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus.

Somos justificados pela graça de Deus e pela redenção em Cristo Jesus (Romanos 3:24), portanto devemos viver pela fé.

Quando evangelizamos é porque queremos agradar a deus, só que sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:1 diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

Se evangelizamos com a esperança de ver uma mais alma entrar no Reino de Deus, devemos colocar a fé como nosso fundamento. E pela fé podemos ver a nossa esperança se tornar em realidade.

PARTE VI – Orar

I Ts. 5:17 diz que devemos orar sem cessar.

Há quem diga que “evangelismo é falar mais com Deus a respeito dos homens do com os homens a respeito de Deus”.

Sabemos que a oração é uma de nossas armas contra o diabo, e evangelismo é luta espiritual, Deus quer e o diabo não. Devemos pegar essa arma e usá-la, se quisermos vencer.

Temos como exemplo os apóstolos. Eles se reuniam todos os dias para orar. Atos 1: 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

PARTE VII – Ser cheio do Espírito Santo

É sabido de todos nós que devemos andar de acordo com o Espirito Santo.

A primeira obra evangelística da igreja Primitiva está em Atos 2:14-47, isso foi logo após a descida do Espirito Santo no dia de Pentecostes.

De acordo com Atos 1:8 é o poder do Espirito santo que nos faz pregar da maneira que Deus quer Atos 1: 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.

PARTE VIII – Se purificar

A purificação sempre foi exigida por Deus, desde o Antigo Testamento, aonde era ordenado que o sacerdote se purifica-se antes de entrar na presença de Deus.

Em Levitico 11:44 Deus diz que devemos ser santos porque Ele é Santo. II Tim. 2: 21 Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.

PARTE IX – Pregar

No livro de Atos podemos observar que antes de qualquer conversão havia uma pregação (discurso – ex.: Atos 2:14-47).

Cristo disse em Lucas 19:40 que se nós nos calarmos as pedras clamarão. Não podemos cessar de pregar as Boas Novas de Cristo.

Se não pregarmos como as pessoas podem conhecer a Deus? Romanos 10: 14 Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?

PARTE X – Persuadir

É comum vermos as pessoas falarem que devemos insistir uma pessoa a se converter, isso é verdade, porém não quer dizer que não devemos tentar convencê-las.

Persuadir significa levar alguém a crer. Persuadir é você conversar com essa pessoa com o objetivo de convencê-la a aceitar o que você diz.

Em Atos 13:43 o apóstolo Paulo exortava, ou seja, persuadia, Judeus e prosélitos a perseverarem na Graça de Deus, ou seja, o Evangelho de Cristo. Em Atos 18:4 a Bíblia diz que Paulo discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos.

Paulo chegava ao ponto de discutir para convencer as pessoas, há ainda versões que trazem disputar no lugar de discutir. Paulo verdadeiramente tomou o evangelismo como uma luta para si.

Paulo chegou a evangelizar o rei Agripa e foi ousado a ponto de dizê-lo que queria que todos se tornassem Cristãos como ele era (Atos 26:27-29). Atos 13: 43 E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus.

Atos 18: 4 Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos. Atos 26: 27 Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Sei que crês.28 Disse Agripa a Paulo: Por pouco me persuades a fazer-me cristão.29 Respondeu Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me ouvem, se tornassem tais qual eu sou, menos estas cadeias

About these ads
3 Comentários leave one →
  1. Ronaldo Gama de Carvalho Link Permanente
    agosto 20, 2009 11:18 am

    O maior Projeto de Deus é a Evangelização. Precisamos nos capacitar cada vez mais, e levar esse conhecimento para os nossos membros e congregados.

  2. outubro 13, 2009 4:34 pm

    Gostaria muito de começar meu evangelismo pessoal, primeiro peço as vossas orações e orientações.

  3. Jorge Pinto Link Permanente
    novembro 6, 2010 2:04 pm

    Sou um apaixonado pelo Evangelismo pessoal,
    Peço aos irmãos que orem por mim e por minha esposa Isabel, para que o Senhor, nos use abundantemente na sua obra.
    Se tiverem estudos ou artigos que possam ajudar-me a melhor testemunhar de Cristo, por favor, mandem-me por mail que eu agradecerei muito.
    Obrigado pelos vossos ensinos e orações.

    No real amor de Cristo.

    Jorge Pinto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: