Skip to content

EVANGELISMO EM TODO O TEMPO

setembro 13, 2008

EVANGELISMO EM TODO TEMPO

Infelizmente diversos países comemoram festas pagãs, que tem em comum o “culto” ao fúnebre e ao bizarro.

Celebrações como a da festa de Halloween, conhecida também como o Dia das Bruxas. A festa que tem crescido no Brasil, com a ajuda do comércio, é uma das mais antigas festas pagãs do mundo. De origem irlandesa, iniciada com os celtas, se tornou popular na Inglaterra e na América do Norte, onde crianças e adultos saem pelas ruas fantasiados de personagens macabros batendo de porta em porta, e perguntando: “tricks or treats?”, que significa doces ou travessuras?

Nos países de origem hispânica não existe o costume de comemorar o Halloween, mas sim o Dia dos Mortos. O México é o país onde esta tradição ainda se mantém muito viva, apesar dos anos. Lá as pessoas oferecem aos mortos o que eles mais gostavam em vida: comidas, bebidas, flores. Crédulos de que neste dia os mortos voltam para rever os familiares e amigos.

Desde o século I os católicos lembram seus mortos, prática que trouxeram para o Brasil, com o Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro, quando relembra todos aqueles que realizaram algum tipo de milagre e não foram canonizados.

No dia seguinte, 2 de novembro, é a vez do Dia de Finados, data marcada com um feriado nacional, quando muitas pessoas vão aos cemitérios manifestar saudade e amor aos entes queridos, com a intenção de interceder pelas almas dos que já morreram, e acenderem velas para “iluminar os caminhos” destes. Em todos os países existe algum tipo de celebração aos mortos ou ao sobrenatural, que de acordo com a cultura popular, geralmente são considerados folclore.

Para o pastor Elmiro de Oliveira, assistente de planejamento da área de ministérios da JMN, a questão revela falta de conhecimento espiritual. “Jesus nos diz em João 8.12: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Temos a obrigação de falar a essas pessoas que Jesus é a ressurreição e a vida, e quem nele crê, ainda que morra viverá, conforme está escrito em João 11.25.

Essas datas são ótimas oportunidades para evangelizarmos, consolando um parente ou amigo que esteja de luto, ou visitando algum cemitério, levando literatura evangelística apropriada”, sugere o pastor.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: